http://www.jorgereis.com
________________________________________________________________________________
Escola Politécnica de Pernambuco – UPE

Curso de Especialização em Engenharia de Segurança

Projeto de Pesquisa


Tema :
Acidente no Transporte Ferroviário de Cargas
Delimitação do Tema :
Acidentes no Transporte Ferroviário de Cargas nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, no período de 1995 a 1998.
Aluno :
Jaime Ferreira Barboza (Turma "B" de 1998)
Disciplina :
METODOLOGIA DA PESQUISA
Professora :
Aldair Guedes Catarino

 

FRASES

"Um dos problemas mais graves do Brasil reside
na deficiência do seu sistema de transportes".

(Apostila para concurso do Tribunal Regional Eleitoral – CECOE)

"A existência de uma infra-estrutura adequada de transportes, é pré-requisito básico para o desenvolvimento de um economia".

"O transporte é um item que entra na formação
do preço de todos os produtos, pois dele
depende a sua comercialização".

"O setor transporte chega a representar 25% do PIB".

"O Brasil tem um prejuízo, por ano, superior a 3% do PIB, por transportar mais por rodovia do que por ferrovia".

(Francisco Cunha Júnior. A BATALHA DOS TRILHOS. 1990)

APRESENTAÇÃO

Este é um projeto de pesquisa a ser realizada para a elaboração da monografia que será entregue em dezembro de 1999 pelo engenheiro civil Jaime Ferreira Barboza, aluno da turma "B" de 1988, do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança da Escola Politécnica de Pernambuco.

O projeto de pesquisa, elaborado e entregue em julho de 1998, e a monografia, servirão de avaliação do aprendizado do 1o e 2o módulos da disciplina de METODOLOGIA DA PESQUISA, ministrada pela professora ALDAIR GUEDES CATARINO, e referem-se ao estudo e análise dos acidentes ferroviários ocorridos, de 1995 a 1998, no transporte ferroviários de cargas no Nordeste.

Essa matéria servirá de subsídio à Rede Ferroviária Federal S/A e à empresa Companhia Ferroviária do Nordeste, vencedora do leilão de privatização da ferrovia do Nordeste, na obtenção das metas de REDUÇÃO ANUAL DE ACIDENTES FERROVIÁRIOS estabelecidas, pelo Governo Federal, no contrato de concessão da Malha Nordeste à empresa privada.
 
 

ÍNDICE ANALÍTICO

  1. 1. JUSTIFICATIVA *

  2.  
     

    2. OBJETIVO *

    Objetivo Geral *

    Objetivos Específicos *

    3. OBJETO *

    Problema *

    Hipótese Básica *

    Hipóteses Secundárias: *

    4. EMBASAMENTO TEÓRICO *

    Teoria de Base *

    Revisão Bibliográfica *

    5. METODOLOGIA *

    Modo de Investigação *

    Instrumentos Necessários *

    Procedimentos para a seleção de amostra e para coletar as informações *

    Compatibilização e análise dos dados (MAPA DA MALHA FERROVIÁRIA DO NE) *

    6. CRONOGRAMA FÍSICO *

    7. ORÇAMENTO *

    ANEXO ÚNICO - Formulário de Registro Diário de Ocorrência Ferroviária

  3. JUSTIFICATIVA

  4.  
     
     

    A Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, empresa de transporte ferroviário com um sistema formado por 21.964 km de vias férreas, 1.363 locomotivas e 35.611 vagões distribuídos em 17 Estados, foi dividida em 6 malhas para serem privatizadas, uma de cada vez, a partir de abril de 1996. A última foi a Malha Nordeste, que atende os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, adquirida por um consórcio de 4 empresas privadas chamado Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, no leilão realizado em 18 de julho de 1997.

    Para garantir a boa qualidade e a segurança dos serviços prestados pelas 6 (seis) concessionárias que assumiram o sistema ferroviário da RFFSA, o Governo Federal fez constar nos contratos de concessão entre a União e as novas operadoras da ferrovia, metas mínimas anuais de produtividade e de redução do número de acidentes ferroviários.

    Concluído todo o processo de privatização e apesar do vastíssimo acervo de dados históricos, instruções e normas técnicas disponível na RFFSA sobre acidentes na ferrovia, inexistem propostas formais organizadas de como a União deverá fiscalizar, e como as concessionárias poderão cumprir as METAS ANUAIS DE REDUÇÃO DE ACIDENTES FERROVIÁRIOS, tarefas que exigem, primeiro, identificar, qualificar e quantificar esses acidentes e, em seguida, estudar as causas das suas ocorrências.

    Atualmente, a União está planejando a criação de Agências Nacionais de Transportes para regulamentar as atividades dos portos e transportes marítimos, ferroviários e rodoviários do País, e a RFFSA estuda a possibilidade de fiscalizar as metas anuais estabelecidas nos contratos com as concessionárias do serviço de transporte ferroviário de cargas, com a ajuda de seus pequenos escritórios regionais de 25 empregados, em média, que permaneceram em cada uma das 6 malhas ferroviárias privatizadas.

    Nesse contexto, e para oferecer subsídios à RFFSA e à CFN na consecução das metas contratuais anuais da Malha Nordeste, foi escolhido, para a monografia, o tema Acidentes no Transporte Ferroviário de Cargas, cuja correspondente pesquisa de dados será realizada nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, por estarem esses Estados, na área de jurisdição do Escritório Regional Recife da RFFSA, e serem suficientemente representativos das condições de segurança ferroviária da Malha Nordeste.

    Vale ressaltar que os resultados deste trabalho interessa a uma ampla e variada quantidade de agentes direta ou indiretamente relacionados com o transporte ferroviário de cargas no Nordeste, uma vez que, para promover a diminuição dos acidentes ferroviários, são necessárias medidas e procedimentos que protegem a comunidade (população, empregados e clientes), o patrimônio da empresa e o meio ambiente. Embora limitada à região Nordeste do País, espera-se que esta investigação contribua para sensibilizar as autoridades do processo de privatização da ferrovia nacional, de que é viável, indispensável e urgente criar uma regulamentação eficaz para aumentar a competitividade e a participação da ferrovia no transporte de cargas do País, e proteger um patrimônio nacional que, no caso da malha antes operada pela RFFSA, está estimado em R$ 16,9 bilhões.

  5. OBJETIVO
Objetivo Geral Identificar, qualificar, quantificar os acidentes ferroviários, e determinar as causas da sua ocorrência, para subsidiar a Rede Ferroviária Federal S/A e a empresa Companhia Ferroviária do Nordeste, vencedora do leilão de privatização da ferrovia do Nordeste, na obtenção das metas de REDUÇÃO ANUAL DE ACIDENTES FERROVIÁRIOS estabelecidas pelo Governo Federal no contrato de concessão da Malha Nordeste. Objetivos Específicos
    1. via permanente (trilhos gastos, dormentes estragados, deficiência de lastro etc.);
    2. avaria de material rodante (locomotivas e vagões).
    3. falha operacional (falha humana no licenciamento, condução dos trens etc.);
    4. falta de sinalização nas passagens a nível, etc.;
  1. OBJETO
Problema A empresa privada adquiriu a concessão de um sistema ferroviário que, há décadas vinha sofrendo degradações pela falta de investimento do Governo Federal, e por isso, principalmente no Nordeste, a atividade de transporte ferroviário vinha apresentando déficits operacionais da ordem de 1: 3 (receita:despesa), o que dificultou a sua viabilidade, sob o ponto de vista empresarial.

Por isso, para estimular o interesse da empresa privada em adquirir a concessão dos serviços de transporte na ferrovia do Nordeste, a RFFSA reduziu significativamente o seu quadro de pessoal e a União investiu quase R$ 100 milhões em melhoramentos na via férrea, sinalização, locomotivas e vagões, antes da sua privatização. Mas, é necessário investir mais para a ferrovia atingir os parâmetros necessários de segurança e viabilidade econômica.

Aí reside o principal desafio. Embora o empresário saiba que investindo na Segurança da Ferrovia ele estará reduzindo acidentes e aumentando a qualidade do transporte ferroviário de cargas, ele precisa encontrar a equação ideal que equilibre o custo dessa necessidade com o retorno do investimento aplicado, ou seja, ele precisa conhecer a melhor relação custo/benefício aplicável para essa situação. Essa necessidade dá, assim, origem às seguintes indagações:

    1. qual a situação atual dos índices de acidentes ferroviários, após o primeiro ano de privatização?
    2. Será que os investimentos realizados pela CFN, para melhorar a segurança do sistema, serão compensados com o aumento da produtividade e com a redução das despesas com os acidentes ferroviários?
    3. O que deverá ainda ser melhorado, pela CFN, para atender as metas contratuais de reduções de índices de acidentes dos próximos 4 anos?
    4. Como deverá fiscalizar a RFFSA para garantir que a CFN cumpra as metas anuais contratuais de redução de índices de acidentes?
Hipótese Básica Os índices de acidentes ferroviários diminuíram, após a privatização, devido aos investimentos realizados pela RFFSA, antes da privatização, na melhoria das condições operacionais do sistema Malha Nordeste, mas, voltarão a crescer caso a CFN não promova a continuidade dessas melhorias. Hipóteses Secundárias:
  1. os maiores responsáveis pelos acidentes ferroviários no Nordeste são, em ordem decrescente, as deficiências da via permanente, do material rodante, da operação e da sinalização;
  2. os custos com os investimentos em segurança da ferrovia serão compensados com os conseqüentes ganhos de produtividade e redução nas despesas com acidentes;
  3. a participação dos três atuais Escritórios Regionais da RFFSA no Nordeste, permitirá uma melhor eficiência da fiscalização das metas contratuais de segurança da ferrovia.
  1. EMBASAMENTO TEÓRICO
Teoria de Base A investigação que se pretende realizar se inscreve dentro dos trabalhos de pesquisa pertinentes aos marcos teóricos da Engenharia de Segurança do Trabalho, Gerência de Risco e Gestão da Qualidade e Produtividade nas empresas, e tomará como fundamento a teoria de Controle de Qualidade por Toda a Empresa (CQTE), sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de idéias americana ali introduzidas logo após a segunda guerra mundial.

Essa teoria afirma que é preciso romper com o passado e conscientizar-se de que a empresa pode ser continuamente melhorada, que não existe fim para o processo de melhorias e que esta é uma responsabilidade total e indelegável da empresa. Para conseguir esse contínuo progresso, a teoria prevê a necessidade de sistematizar e padronizar, na empresa, ciclos de CONTROLE de PROCESSOS (procedimentos contínuos de acompanhamento e melhoramento dos procedimentos para atingir as metas definidas) e de QUALIDADE (procedimentos específicos, dentro de cada processo, objetivando a satisfação total do consumidor, entendida como o oferecimento de bons produtos, com bom atendimento e a preços de mercado).

Como as metas contratuais de redução de acidentes são contínuas e anualmente crescentes, esse quadro teórico fornecerá as linhas básicas necessárias para a elaboração de um processo cíclico permanente de identificação, qualificação e quantificação dos acidentes ferroviários e seus respectivos agentes causadores. Esse processo deverá contemplar os procedimentos para eliminar ou manter esses agentes sob controle, a um custo que não comprometa a viabilidade da prática do preço de mercado para a tarifa do transporte ferroviário de cargas no Nordeste.

Revisão Bibliográfica Há um grande número de fontes bibliográficas sobre acidentes ferroviários e programas de melhoria de qualidade para empresas, mas, até agora, nada encontramos sobre custo dos acidentes ferroviários no Nordeste.

Pela primeira vez é realizado um trabalho desta natureza e assim específico, que ressalte a análise dos custos no processo de decisão para adotar medidas que promovam a redução dos acidentes ferroviários no Nordeste. Assim, torna-se não apenas difícil, mas impossível, apontar em que altura se encontra as indagações a respeito do tema. Acredita-se que essas indagações ainda se encontram sem resposta alguma e espera-se que esta investigação possa modificar esse panorama.

Os melhores aportes sobre temas assemelhados são, salvo melhor juízo, os livros de autores nacionais e documentos da RFFSA que aparecem citados na bibliografia que segue.

  1. METODOLOGIA
Modo de Investigação Para a abordagem das questões que envolvem a relação custo/benefício e a necessidade contínua de acompanhamento das ocorrências de acidentes ferroviários, serão realizadas pesquisas bibliográficas nas áreas do conhecimento ligadas à Engenharia de Segurança do Trabalho, Gerência de Risco e Gestão da Qualidade e Produtividade nas empresas.

Para identificar, qualificar, quantificar e determinar as causas dos acidentes ferroviários, será utilizada a pesquisa documental baseada, principalmente, em material existente na RFFSA e na CFN que ainda não recebeu tratamento analítico.

Para pesquisar sobre os assuntos que não disponham de fontes bibliográficas e documentais suficientes para o esclarecimento do tema, serão realizadas entrevistas focalizadas com empregados e ex-empregados da RFFSA e da CFN, detentores de vivência em causas e custos de acidentes ferroviário.

Instrumentos Necessários Para identificar fontes que possam interessar à pesquisa em tela, será realizada leitura exploratória em material bibliográfico e documental (publicações, normas e impressos diversos da RFFSA e da CFN) não relacionados na Revisão Bibliográfica deste Projeto. Via de regra, serão realizadas leituras exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, com tomada de apontamentos na fase de leitura analítica, finalizando o processo de leitura com a confecção de fichas.

Para as entrevistas, após identificados os assuntos que não dispõem de fontes bibliográficas e documentais suficientes, serão elaboradas formulários que identifiquem e resumam, com clareza, as informações e opiniões de cada entrevistado.

Procedimentos para a seleção de amostra e para coletar as informações Não haverá seleção de amostras, uma vez que a pesquisa será censitária, abrangendo a totalidade dos acidentes registrados nos três anos anteriores à privatização (1995, 1996 e 1997) e durante todo o ano de 1998, coletados através do preenchimento do formulário do ANEXO 1 e processado em microcomputador. Serão coletadas, ainda, informações sobre os custos desses acidentes e a realização de melhorias técnico-operacionais da ferrovia.

Por restrição de prazo e para reduzir despesas, a pesquisa será limitada aos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, uma vez que esta área sob a jurisdição do Escritório Regional Recife da RFFSA, é suficientemente representativa das condições de segurança da ferrovia da Malha Nordeste.

Compatibilização e análise dos dados Após ser encontrada a variação entre os acidentes ferroviários ocorridos antes e durante a privatização da Malha Nordeste, serão analisadas as possíveis causas dessa variação e o que poderia ser melhorado na ferrovia, se nela fosse aplicado os custos diretos e indiretos gastos com os acidentes.

O processo de análise terá abordagem qualitativa e será desenvolvido em quatro etapas:

    1. leitura flutuante e crítica do material coletado;
    2. síntese e seleção dos resultados obtidos a partir do material coletado;
    3. conclusões e interpretações dos resultados;
    4. sugestões conseqüentes dos resultados obtidos.
Mapa da Malha Ferroviária do Nordeste

Mapa da rede ferroviaria do NE

CRONOGRAMA FÍSICO
 
 
 
ATIVIDADES
Jul/98
Dez/98
Jan/99
Fev/99
Mar/99
Abr/99
Preparação do projeto de pesquisa  XXXX          
Execução da pesquisa    XXXX XXXX      
Análise dos dados        XXXX    
Interpretação dos resultados e conclusões          XXXX  
Redação e digitação do relatório            XXXX

 

  1. ORÇAMENTO
ESPECIFICAÇÃO DA DESPESA
QUANTIDADE
VALOR (R$)
   
UNITÁRIO
TOTAL
REMUNERAÇÃO DE PESSOAL
  • Coordenador (Eng. de Segurança) 
  • Estagiário de nível médio
160 horas

160 horas

30,00

3,00

5.280,00

4.800,00

480,00

TRANSPORTE E DIÁRIAS
  • Aluguel de automóvel 
  • Táxi 
  • Hotel
15 dias

20 corridas

10 dias

50,00

10,00

100,00

1.950,00

750,00

200,00

1.000,00

MATERIAL DE CONSUMO
  • Material de escritório 
  • Combustível
VB

400 litros

-

0,80

520,00

200,00

320,00

MATERIAL PERMANENTE
  • Aluguel de computador 
  • Aluguel de sala
1 mês

3 meses

100,00

300,00

1.000,00

100,00

900.00

SERVIÇOS GRÁFICOS E CÓPIAS
VB
-
800,00
TOTAL 
9.550,00

1