ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:
 
 
    1. Sistema de Gestão pela 

    2. Qualidade Total
       
       
    3. Sistema de Gestão de Segurança 

    4. do Trabalho
       
       

    5. Sistema de Gestão do Meio 

    6. Ambiente

 


 
 

 

Órgão executor:
 

 
 
 
 

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DE 

NEGÓCIOS & MEIO AMBIENTE

   
Informações:
End. Rua Passo da Pátria, 156 sala 329 - Prédio Antigo - São Domingos - Niterói - RJ

Telefax.: (0XX21) 717-6390/ 621-5137/ 621-5140 ou 620-8080 r. 202 e 332

Correspondência: 

Caixa Postal: 100.175 - CEP: 24001-970 - Niterói - RJ

e-mail: quelhas@civil.uff.br

Home page: www.urbi.com.br/latec

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESTE DOCUMENTO, FORMATO MS WORD 97
 
INFORMAÇÕES GERAIS

 

O objetivo do MSG - Mestrado em Sistemas de Gestão é preparar profissionais com habilidades e competências intelectuais para exercerem a gestão no serviço público, negócios e em outras organizações complexas.

A ênfase do ensino e da prática do Mestrado é desenvolver o pensamento gerencial com foco na Qualidade dos resultados empresariais, na segurança e saúde dos trabalhadores e outros além de dar a devida atenção à conservação do meio ambiente.

Integrar os focos da gestão empresarial, da segurança e ambiental é o diferencial para o profissional do século XXI.
 
 
 
INFORMAÇÕES SOBRE O LATEC

 

O MSG - Mestrado em Sistemas de Gestão foi criado para sediar um núcleo de pesquisa de caráter multidisciplinar e supra institucional. O MSG está ligado ao Centro Tecnológico, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense – UFF e conta, atualmente, com um diversificado grupo de pesquisadores/professores composto por advogados, antropólogos, biólogos, cientistas sociais, engenheiros, economistas, psicólogos e médicos, dentre outros.

O MSC encontra-se hoje capacitado a oferecer cursos e atividades de consultoria/assistência técnica, sendo um de seus maiores objetivos o desenvolvimento de um modelo de gestão integrada, ou seja, integrar as políticas de gestão em meio ambiente, segurança e qualidade total
 
 

Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão



Preocupados com o aperfeiçoamento do modelo gerencial aplicado às organizações brasileiras e sabedores de que, em sua maioria, tais modelos não são adequados à nossa cultura, o MSG tem desenvolvido através de pesquisas, trabalhos e seminários um Modelo Brasileiro de Gestão. Tal "modelo" tem enfoque sistêmico (multidisciplinar) e integra as preocupações coma a qualidade de Vida no Trabalho, a Gestão da Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, além da Qualidade dos resultados empresariais.

O foco do processo de desenvolvimento gerencial que o MSG promove é o de levar o profissional à reflexão sobre qual o modelo organizacional mais adequado aos resultados esperados para o seu negócio. Enfatizando também as preocupações com a humanização da organização do trabalho e de assegurar um processo de produção seguro quanto à garantia dos bens/patrimônio e do meio ambiente.
 
 
 
VISÃO

 

O Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão, ministrado pela UFF coordenado pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente do Centro Tecnológico será daqui a 2 anos a referência em excelência na prática do ensino e pesquisa voltados para a Gestão pela Qualidade Total, Gestão da Segurança do Trabalho e Gestão do Meio Ambiente, formando indivíduos cônscios de seus deveres cívicos, técnico e éticos /humanísticos junto à sociedade brasileira.
 
 
 
MISSÃO

 

O Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão ministrado pela UFF coordenado através do Laboratório de Qualidade, Gestão de Negócios e Meio Ambiente do Centro Tecnológico será o paladino de uma nova era, onde aliará a tecnologia hoje acumulada em ciências humanas e exatas pelo homem e as formatará sob o signo da mudança, tanto comportamental a nível humano como inter-relacional, a nível tecnológico. Com isso, cumpriremos a nossa missão de formar profissionais com competências e habilidades em gestão de organizações com excelência no enfoque técnico, humanístico e ético.
 
 
 
VALORES

 

O Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão ministrado pela UFF coordenado pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente do Centro Tecnológico tem como valores fundamentais para consubstanciar todas as ações pertinentes e tornar realidade a sua Visão de Futuro:
 
 


 
OBJETIVOS

 

Considerando que o célere ritmo de avanço tecnológico do mundo de hoje, aliado à conseqüente competitividade, impõem urgente renovação do conhecimento;

Considerando, ainda, o alto grau de dificuldade e imperiosa necessidade do executivo brasileiro em obter a atualização acadêmica ante às exigências de intensa atuação no mercado de trabalho;

O Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão objetiva atender profissionais de áreas diversas, que desempenhem ou estejam prestes a desempenhar funções em nível gerencial e de assessoramento dentro da organização em que atuam, conferindo um enfoque bastante abrangente em "Business Management" através da integração de suas áreas de concentração, permitindo aos participantes contato com o que se vem desenvolvendo de mais recente em termos de tecnologia de gestão.

A flexibilidade oferecida pelo programa representa um diferencial relevante, considerando as várias opções de disciplinas e horários, que possibilitam o atendimento do sistema de retroalimentação "escola – mercado de trabalho", tornando seus participantes aptos a enfrentar um ambiente cada vez mais competitivo.
 
 
 
METODOLOGIA

 

O Mestrado em Sistemas de Gestão utiliza um desenho didático que facilita o aprendizado através da participação ativa dos alunos, apoiando-se para isto em:
 
 


 
CORPO DOCENTE

 

As aulas são ministradas por professores Doutores, Mestres e Profissionais experientes da Universidade Federal Fluminense e professores doutores/mestres colaboradores de reconhecida experiência profissional e didática em outros centros universitários, empresas e instituições.
 
 
 
PARTICIPANTES

 

Profissionais de nível superior, graduados de qualquer área, que exerçam ou estejam em vias de exercer funções de gestão nas organizações públicas ou privadas.
 
 
 
DIPLOMA DE MESTRADO

 

A Universidade Federal Fluminense outorgará o diploma de "Mestre em Sistemas de Gestão" ao aluno que tiver um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença efetiva por disciplina ou atividade, complete 30 (trinta ) créditos mínimos, em disciplinas, necessários ao Mestrado e apresente e obtenha aprovação na defesa de dissertação.
 
DURAÇÃO DO CURSO

 

18 meses (prazo recomendável)**

24 meses (prazo máximo)**
 
 

** Incluídos períodos para cursar os créditos necessários, preparação e defesa e aprovação de dissertação
 
 
 
CARGA HORÁRIA

 

Diária, 8 horas

435 horas de aula

1 dia por semana (Sábado)
 
 
 
AGENDA GLOBAL

 

* Optativo
 
LOCAL

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Centro Tecnológico – Escola de Engenharia – Departamento de Engenharia de Produção

LATEC – Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente

Rua Passo da Pátria, 156 sala 329 prédio antigo da Escola de Engenharia

São Domingos – Niterói – RJ

CEP: 24210-240
 
 
 
INSCRIÇÕES

Periodicidade: semestral

Período: Fevereiro e Julho
 
 

Documentos exigidos:

Sistema de Gestão pela Qualidade Total

Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho

Sistema de Gestão do Meio Ambiente
 
 

VALOR DO INVESTIMENTO: FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM O LATEC
 
 
 
 
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

 

Caixa Postal: 100175 - Niterói – RJ - CEP: 24001-970

Tels/Fax: (0XX21) 621-5137/ 621 5140/ 717-6390

e-mail: quelhas@civil.uff.br

http://www.urbi.com.br/latec
 
 
 
ROTEIRO DO PLANO DE TRABALHO

 

CONTEÚDO

O candidato deverá explicitar o tema de pesquisa no qual deseje trabalhar no Mestrado contendo:

FORMATAÇÃO

O Plano de Trabalho do candidato deverá ter entre 5 e 10 páginas em papel modelo A4, fonte Times New Roman 12, digitado em espaço 1,5.
 
 
 
CONTEÚDO DO MESTRADO EM SISTEMAS DE GESTÃO – MSG

 

O Mestrado em Sistemas de Gestão - MSG é direcionado para profissionais que exerçam ou estejam em desenvolvimento para liderar processos de mudança objetivando a excelência na gestão.

O MSG dotará profissionais de uma visão prática /ética/humanística, abrangente e sistêmica das tecnologias de Gestão, enquanto vetor fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico das organizações estatais e privadas.
 

Capacitará os profissionais em um conjunto de técnicas e ferramentas úteis na análise, avaliação e nos processos de tomada de decisão referentes aos mais variados problemas de gestão organizacional.
 

Em assim sendo, o MSG pretende:

Estudar os principais mecanismos e instrumentos metodológicos capazes de auxiliar a elaboração, análise e avaliação de planos e projetos de sistemas de gestão, dentro de um contexto de liderança e de análise de tomada de decisões.
 
 

Trabalhar com a problemática da gestão organizacional dentro de uma ótica abrangente, buscando estabelecer contornos que resultem numa abordagem de planejamento estratégico para o desenvolvimento auto-sustentável.
 
 

Analisar/diagnosticar o "status" atual das organizações, levantar/definir os referenciais de excelência e propor soluções, levando em consideração a segurança, o meio ambiente e a qualidade dos resultados requerida pelo ambiente atual, competitivo e exigente.
 
 

Tratar a questão da gestão das organizações a partir de uma concepção filosófica baseada no conceito de interatividade e de desenvolvimento da sociedade.
 
 

Discutir temas essenciais para o mundo contemporâneo como segurança, meio ambiente, ética, valores humanísticos nas organizações, consumo energético, "produção limpa", dada sua inequívoca interferência na qualidade de vida da sociedade, lato sensu.
 
 

Discutir os modelos de gestão que integrem os focos na qualidade dos resultados organizacionais na segurança e no meio ambiente.
 
 

Discutir também as técnicas de prospeção de desenvolvimento de cenários econômico-financeiros, o campo de mudanças previstas, as oportunidades e ameaças nos ambientes interno e externo ao Brasil, enquanto instrumentos utilizados como forma de viabilizar os investimentos necessários no enfrentamento dos desafios postos para o país.
 
 

Discutir e desenvolver práticas/conceitos sobre:
 
 

Tais conceitos/práticas estão incluídas nas seguintes disciplinas:
 
 
 
NÚCLEO COMUM À TODAS AS ÁREAS

 

Disciplina: Estatística Aplicada a Sistemas de Gestão

Estatística Descritiva; Teoria da Probabilidade; Testes de Hipóteses; Intervalos de Confiança; Amostragem; Análise de Variância; Análise de Regressão

Disciplina: Sistemas de Gestão

Histórico evolutivo do sistema de normas; Fundamentação conceitual; A diferença entre norma e padrão; Requisitos necessários de um processo de normalização; A tipologia das normas; O papel da certificação na melhoria contínua; Tipos de certificação; Documentos normativos; Modelos de sistemas gerenciais suportados por um processo normativo; Ciclo de vida de documentos normativos; Elaboração de documentos normativos; As normas da série ISO 9000; AvaliaÇào da ISO 9000 versão 1994 comparada com a versão 2000; A BS 8800; Estudo da Norma ISO 14000; O conceito de desenvolvimento sustentável; O planejamento ambiental dentro do planejamento estratégico da empresa; plano de comunicação e interfaces com órgãos de governo e imprensa.

Disciplina: Auditorias de Sistemas de Gestão

Sistema internacional de normalização; A importância da auditoria; tipos de auditorias; Perfil dos auditores; Como treinar os auditores; Integrar a auditoria ao sistema normal de gestão da organização; Como montar um plano de auditoria utilizando-se dos mais modernos recursos e conceitos.

Disciplina: Administração Estratégica

Sistemas de Planejamento, Histórico evolutivo do Planejamento Estratégico; Definição da psique organizacional; Análise do ambiente externo: Ameaças e Oportunidades; Análise de Ambiente interno: Pontos Fortes e Fracos; Formulação da visão estratégica voltada para a obtenção de vantagens competitivas; Modelos de Planejamento estratégico.

Disciplina: Metodologia Científica

Conhecimento científico e conhecimento tecnológico. Característica e natureza do conhecimento. Produção do conhecimento. Metodologia científica e tecnológica. Dinâmica da ciência e da pesquisa. Pesquisa nas organizações. Pesquisa participante e pesquisa-ação. O projeto de pesquisa – estrutura e conteúdo.
 
 
 
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : SISTEMA DE GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

 

Sistema de Gestão pela Qualidade Total

Histórico evolutivo da Qualidade; Por que a qualidade deve ser total; Ações Institucionais para alavancar a Qualidade; Arquitetura organizacional; Sistema de gestão e a qualidade total; Dimensões da Qualidade Total; Normas e Prêmios da Qualidade; Programas da Qualidade Total voltados para as empresa.

Gestão dos Recursos Humanos

As funções do Gestor de Recursos Humanos; Objetivos: políticas, planejamento e desenvolvimento; Estrutura e funcionamento do órgão de RH; Análise e descrição do trabalho e de cargos; Recrutamento e seleção; Treinamento e desenvolvimento; Higiene e Segurança.

Qualidade em Serviços

Conceitos básicos para Qualidade em Serviços; Padrão de Qualidade em Serviços; Das escolas individuais aos resultados de excelência: uma abordagem à luz da Programação Neurolingüística; Em busca da Excelência; Estratégias eficazes no atendimento: programação e mecanismos acionadores para excelência; Especificando necessidades dos clientes; Excelência no atendimento.

Administração Estratégica do Marketing

Dimensões do comportamento humano; A psicologia e as relacões no trabalho; Cultura organizacional; Como sair da ditadura do homem econômico; Aprendizagem e sua influência no comportamento individual e coletivo; Organizações sociais; Efetividade organizacional: dinâmica e base psicológica; Poder e autoridade: características e natureza dos papéis organizacionais; Mudança organizacional e suas propriedades sistêmicas.

Desdobramento da Função Qualidade

Como se desenvolveu a teoria do QFD; Quais as premissas para se usar o QFD; Definição das principais matrizes; Como operacionalizar o QFD nas organização industriais e prestadoras de serviço; QFD assistido por computador.

Economia para Empresas

O Comércio Entre as Nações; Os Grandes Blocos Econômicos; Sistema Monetário Internacional; Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos; Regulamentação de Importações e Exportações; Metodologia de Análise da Economia Internacional. Macroeconomia, Política Fiscal; Política Monetária; Balança Comercial; Balança de Pagamentos; Inflação; Formação e Variação de Preços. Flutuações cíclicas da economia; Medidas de Desempenho Econômico; Desenvolvimento Econômico; Economia Brasileira Contemporânea; Microeconomia; Metodologia de Análise Econômica.

Sistemas de Indicadores Gerenciais

Teoria da Administração por Objetivos; Gerenciamento dos Processos Críticos; Teoria da Gestão por Diretrizes; Sistema de medição de resultados; O que são Indicadores? Quais as suas medidas; Tipos de Indicadores; Quem deve gerenciá-los; Gráficos e formas de apresentação dos indicadores; Prêmio Nacional da Qualidade.

Teoria da Informação

Comunicação Aplicada à Empresa - CAE; Visão generalista da CAE; Visão empresarial e inter-relacionamento administrativo; Visão generalista da organização - a empresa pró-ativa; Metodologia em Organização, Métodos, Informação e Sistemas - OMIS; Informação integrada a organização e métodos; Informação: evolução das tecnologias; Comunicações e Informações para usuários; Conceito de sistemas: enfoque avançado empresarial.
 
 
 
 

Tópicos Especiais em Qualidade Total

Assuntos técnicos atuais a serem desenvolvidos pelos professores, considerando a necessidade de atualização constante dos profissionais em pós-graduação.

Cultura Organizacional

Dimensões do comportamento humano; A psicologia e as relações no trabalho; Cultura organizacional; Como sair da ditadura do homem econômico; Aprendizagem e sua influência no comportamento individual e coletivo; Organizações sociais; Efetividade organizacional: dinâmica e base psicológica; Poder e autoridade: características e natureza dos papéis organizacionais; Mudança organizacional e suas propriedades sistêmicas.

Gestão do Conhecimento

O que é o conhecimento. O que é competência / Escala e escopo na produção do conhecimento / Transferência do conhecimento / Ativos intangíveis / Estratégias orientadas para o conhecimento / Estratégias orientadas para a informação / Estrutura interna e externa / Avaliação de ativos intangíveis.
 
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Administração Moderna da Segurança do Trabalho

Organização dos serviços especializados. Aspectos éticos. Relação custo-benefício. Elaboração orçamentária. Análise de Operação. Avaliação das perdas de um sistema. Gerência da Qualidade e Segurança. Prêmio Nacional da Qualidade. Novos paradigmas na Gestão das Empresas. Administração Estratégica. BS 8800 – Sistema de Gestão da Segurança e Meio Ambiente.

Análise de Riscos de Processos

Natureza dos Riscos, análise dos riscos, perdas e sua avaliação, planos de emergência. Ferramentas de Gerenciamento de Riscos. Ferramentas da Qualidade para Solução de Problemas. Planejamento da Qualidade e da Segurança.

Gestão da Higiene Ocupacional

Introdução e conceituação de Higiene do Trabalho. Riscos decorrentes de Agentes Físicos: ruído e vibração. Radiação. Iluminação. Pressão Hiperbárica. Temperaturas Extremas. Riscos decorrentes de agentes químicos, aerodispersoides, gases e vapores. Riscos decorrentes de agentes biológicos. Mapeamento de Risco. PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Complexidade das Relações Industriais I – Legislação e Normas Técnicas

Normalização, Normas Nacionais e Estrangeiras. Legislação, Consolidação das Leis Trabalhistas. Portarias Normativas. Atribuições e responsabilidades dos profissionais de segurança face a legislação vigente.

Engenharia de Incêndio

Proteção contra incêndio, combate a incêndio, explosivos, misturas detonantes e técnica de prevenção contra incêndio. Normalizações - legislação sobre proteção contra incêndio. Aula prática de combate a incêndio.

Ergonomia

Conceituação de Ergonomia. Noções de Fisiologia do Trabalho. Aplicações de força, Antropometria. Dispositivos de controle e Dispositivos de informação. Qualidade de Vida no Trabalho. Articulação entre Qualidade de Vida e Programas de Qualidade na Empresa.
 
 

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

Epidemologia e Doenças Ocupacionais. Doenças causadas por agentes físicos. Doenças causadas por agentes químicos. Doenças profissionais do meio rural. Agentes biológicos. Primeiros socorros.

Tópicos em Psicologia do Trabalho

Relações Humanas. Psicologia. Treinamento de Pessoal. Requisito de aptidão. Dinâmica de Grupo. Aspectos psicológicos do acidente do trabalho. Como lidar com os Ambientes de Mudança.

Tópicos Especiais em Segurança do Trabalho

Assuntos técnicos atuais a serem desenvolvidos pelos professores, considerando a necessidade de atualização constante dos profissionais em pós-graduação.
 
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SISTEMAS DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

 

Avaliação de Impacto Ambiental - AIA

Avaliação de Impacto Ambiental - Papéis e Composição da AIA, AIA x Licenciamento Ambiental, Participação pública na AIA, Avaliação Ambiental Estratégica. Estudos de Impacto Ambiental - Classificação dos impactos - Estrutura dos estudos de impacto ambiental . Metodologias de Avaliação de Impacto - Principais métodos e técnicas - Avaliação dos métodos.

Direito Ambiental

Princípios Gerais do Direito Ambiental - Competências em matéria de Direito Ambiental - Política Nacional do Meio Ambiente - Licenciamento Ambiental - Poluição, Dano e Crime Ambiental – Florestas - Águas

Economia do Meio Ambiente

Instrumentos de política ambiental pública – Instrumentos de comando e controle – Auto-regulação – Macropolíticas com interface ambiental – Instrumentos econômicos – Transferências fiscais – Taxas e impostos – Ajudas financeiras – Criação de mercados – Mercado de reciclados – Mercado de Seguros – Licenças negociáveis de poluição

Análise do Ciclo de Vida dos Produtos

Aspectos gerais – Aplicações do CVP nos setores público e privado, Rotulagem ambiental e ACV, Limitações da técnica, ACV como ferramenta de gestão ambiental – Estrutura metodológica – Definição do escopo e objetivo, Inventário do Ciclo de Vida, Avaliação de impactos, Validação de estudos, Análise crítica da metodologia de ACV. Importância do CVP para a indústria.

Complexidade das Relações Industriais II – Aspectos e Impactos Ambientais

A problemática ambiental industrial atual. Estudo macro e localizado dos impactos ao meio ambiente causados pelas industriais. Os processos impactantes ao meio ambiente e a busca do desenvolvimento sustentado. Estudo de casos de degradação ambiental pelo processo de industrialização.

Conservação de Energia

Conceituação – Formas, fontes e leis da Energia – Evolução e perspectivas do setor energético no Brasil – Uso eficiente da energia – Racionalização do uso – Instrumentos públicos para a conservação da energia – Impactos ambientais da produção de energia no Brasil- Diretrizes para a gestão ambiental do setor energético – Potencial de fontes não-convencionais de energia.

Riscos Ambientais

Avaliação e Controle do Risco Ambiental – Avaliação, manejo, priorização e controle de Riscos, Natureza mutável dos Riscos Ambientais, Percepção pública do Risco, Risco relativo. Componentes da Avaliação de Risco – Probabilidade de ocorrência, Exposição, Incerteza e valores. Critérios para a redução dos Riscos, Ciência e política na Avaliação de Riscos.

Técnicas e Equipamentos para Controle de Saídas

A problemática ambiental pós revolução industrial. Os processos impactantes ao meio ambiente e a busca do desenvolvimento sustentado. Estudo de casos de degradação ambiental pelo processo de industrialização. Técnicas e equipamentos para controle de saídas.

Tópicos Especiais em Meio Ambiente

Assuntos técnicos atuais a serem desenvolvidos pelos professores, considerando a necessidade de atualização constante dos profissionais em pós-graduação.
 
 
 
COORDENADORES

 

Coordenação Geral

Osvaldo Luís Gonçalves Quelhas José Rodrigues de Farias Filho
 
 

Coordenação Executiva

Gilson Brito Alves lima Luís Felipe Ramos Pereira Luís Perez Zotes

Oscar Manoel Erthal de Souza
 
 

Secretaria Carla Ribeiro da Silva

Carlos Peregrino Corrêa da Silva

James Hall

Kátia Lisiane da Silva Amer Rulf Blanco Lima Neto Silvana de Azeredo Damasceno
 
 
 
PROFESSORES

 

Osvaldo Luís Gonçalves Quelhas, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ

Coordenador do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da UFF; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gestão de Organizações Públicas e Privadas; Coordenador do Fórum Fluminense de negócios (SEBRAE/ SENAI/ Prefeitura de Niterói/UFF); atuou em empresas como Shell, Mills, Jornal do Brasil.
 
 

José Rodrigues de Farias Filho, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ ; Vice-Coordenador do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da UFF; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gestão de Organizações Públicas e Privadas; Trabalhou em empresas como EREVAM Engenharia, Integral Engenharia.
 
 

Giovanini Luigi da Silva, M.Sc. (*)

Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ; Coordenador Técnico do Curso de Atualização em Gestão Ambiental Empresarial do LATEC; Doutorando em Geoprocessamento; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gestão do Meio Ambiente.
 
 

Gilson Brito Alves Lima, M.Sc. (*)

Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro Civil; Ex-Consultor Técnico da Bauer & Wert Engenharia e Projetos; Doutorando em Engenharia de Produção; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gestão de Segurança e Meio Ambiente.
 

Airton Boldstein de Barros, D.Sc.

Doutor em Química Ambiental pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) na França; Coordenador do Projeto Ambiental Managé ; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gestão do Meio Ambiente.
 
 

Wainer Da Silveira e Silva, Ph.D.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University – USA; cursos de Especialização e Aperfeiçoamento desenvolvidos no Massachussets Intitute of Technology – MIT nos Estados Unidos, e nas Fábricas da Nippon Electric Corporation – NEC, no Japão; Professor titular do Departamento de Engª de Telecomunicações; Presidente da Fundação de Apoio Geral à Universidade Federal Fluminense e professor Visitante da Ohio University.
 
 

Angela Maria Abreu de Barros, D.Sc.

Doutora em Química Ambiental pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) na França; Professora universitária, Coordenadora temática de Química no Monitoramento de Água da Bacia do Rio Itabapoana – Projeto Manajé – UFF.
 
 

Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes, Ph.D

Doutor em Pesquisa Operacional pela University of California, Berkeley, USA; Pós-Doutorado na Universitaet Stuttgart, Alemanha; Professor universitário; Presidente da SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
 
 

Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ; Pós-Doutorados em Psicologia de Organizações Informatizadas pelo Latin American Institute of Tecnhology e em Gestão da Automação pela USP; Professor universitário; Consultor certificado; Vice-Presidente da SUCESU – Sociedade de Usuários de Computador; foi executivo da IBM e assessor da Presidência da República.
 
 

Sergio Roberto Leuzin de Amorim, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; Professor titular do departamento de Arquitetura; Consultor em Qualidade e Organização da Construção e Otimização de Projetos.
 
 

Luiz Perez Zotes, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; professor universitário; Consultor de Programas de Qualidade e Produtividade; foi engenheiro da SUDERJ.
 
 

Armando Cypriano Pires, M.Sc.

Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Professor universitário; Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Residência em Medicina ; Consultor da Fundação municipal de Saúde de Niterói.
 
 

Emmanuel Paiva De Andrade, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; Professor universitário; Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFF; Membro do comitê Científico da ABEPRO; Membro do comitê Científico da Associação Brasileira de Ergonomia.
 
 

Marco Antônio Farah Caldas, Ph.D.

Doutor em Logística e Planejamento de Transportes pela Cranfield School of Management – Grã-Bretanha; Professor universitário; Coordenador de Projeto "Diagnósticos dos Corredores de Exportação" FINEP-BID.

Annibal Parracho Sant’Anna, Ph.D.

Doutor em Estatística pela University of California, Berkeley, USA; Professor titular do departamento de Engenharia de Produção da UFF; Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFF; Secretário Geral da Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional; Vice-Coordenador do curso de Mestrado em Engª de Produção.
 
 

Fernando de Holanda Barbosa, Ph.D.

Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, USA; Professor titular do departamento de Engª de Produção; ex Secretário de Política do Ministério da Fazenda; ex Diretor de Pesquisas da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas; Coordenador da Faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC.
 
 
 

Sergio Pinto Amaral, M.Sc

Mestre em Tecnologia Ambiental pela Imperial College of Science, Technology and Medicine, Inglaterra; Professor universitário; Coordenador de Meio Ambiente da Superintendencia de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança Industrial da PETROBRÁS.
 
 

Julio Nichioka, M.Sc (*)

Mestre em Ciências em Engenharia de Produção /Qualidade Industrial pela COPPE/UFRJ; Professor universitário; ex Engenheiro de Qualidade do INMETRO; Engenheiro de Garantia da Qualidade da PETROBRÁS.
 
 

Moacyr Duarte de Souza Junior, D.Sc.

Doutor em Engenharia de Produção; Consultor Técnico do CENPES/PETROBRÁS em Gerência de Riscos; Professor Universitário; Consultor para Programas de Excelência em Gerenciamento de Riscos e Gestão do Meio Ambiente.
 
 

(*) Professores em Doutoramento
 
 
 
 
 
 
 
ANEXOS

 


 
 

MESTRADO EM SISTEMAS DE GESTÃO





Área de Concentração Pretendida:

    1. Sistemas de Gestão pela Qualidade Total
    2. Sistemas de Gestão de Segurança do Trabalho
    3. Sistemas de Gestão do Meio Ambiente
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO



 
 
 
Nome:  
 
Identidade:   Expedida por:   UF:   CPF:  
 
Filiação:  
 
   
 
Data de Nascimento:   Nacionalidade:   Naturalidade:  
 
Estado Civil:   E-mail:  
 
Endereço:  
 
Bairro:   Cidade:   CEP:  
 
Tel. Residencial:   Comercial:   FAX:  
 
Formado em :   Ano:  
 
Universidade/Faculdade  
 
Empresa/Órgão:  
 
Atividade Profissional:  
 
Como Tomou conhecimento do Curso:  
 

 
 
Niterói, ____ de __________________ de 2000.

 
 

Assinatura: _______________________________


 

Documentos a serem apresentados no período de inscrição:


 
 
 
 

CARTA DE RECOMENDAÇÃO



 
 
 
 
 
Nome:  
 
Formado em :   Ano:  
 
Área de concentração que deseja cursar:  
 
   
 
Nome do Informante:  
 
Título:   Instituição:  
 
Conheço o candidato desde   como meu aluno em:
 
graduação
   
 
pós-graduação
   
 
outros (especificar )
     
 
Com relação ao Candidato, fui seu
 
Chefe de Departamento
   
 
Professor Orientador
   
 
Professor em uma disciplina
   
 
Professor em várias disciplinas
   
 
outras funções (especificar )
     
 

DECLARO que o aluno possui os quesitos necessários para cursar o Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão
 
Niterói, ____ de __________________ de 2000.

 
 

Assinatura: _______________________________