Espaço dos Colegas


A Criança e o Direito à Segurança


Projeto Criança-Meta Segurança e Educação Ambiental

Laboratório de Qualidade, Segurança e Produtividade

Universidade Federal Fluminense

Autores: Lourdes Brasil e Oswaldo Quelhas


Diariamente um número elevado de crianças sofre algum tipo de acidente, muitos com consequencias sérias e até mesmo fatais. Tal situação exige uma tomada de decisão por parte da sociedade, no sentido de minimiza-la.
Os pesquisadores do Laboratório de Qualidade, Segurança e Produtividade, preocupados com esse quadro, elaboraram o Projeto Criança-Meta Segurança e Educação Ambiental, numa tentativa de construir meios de enfrentamento do problema. O primeiro passo foi a realização de levantamento junto ao Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Niterói é vizinha a cidade do Rio de Janeiro.O Hospital Antônio Pedro atende à maioria dos casos de acidentes graves, tanto da cidade de Niterói quanto de cidades vizinhas, como São Gonçalo e Itaboraí, por exemplo.
Os números são preocupantes:

ACIDENTES COM CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS

TIPO DE OCORRENCIA PARTE DO CORPO QUANTIDADE
Contusões
Face,Tórax, Crâneo, Braços, Pernas, Abdômen
220
Feridas Corto-contusas
Várias
201
Corpo Estranho
Nariz, Olho, Ouvido,Esôfago
116
Fraturas
Clavícula, Cotovelo, Mandíbula, Nariz,Dedos, Pernas, Braços
58
Hematomas,Torsões, Lesões, Escoriações, Afogamentos
Não se aplica
44
Mordida,Picada de Animais
Não se aplica
34
Intoxicações
Não se aplica
23
Queimaduras
Não se aplica
22
Raiva, Tétano
Não se aplica
21
Traumatismos
Ouvido, Medula, Genitália
15
Amputação Traumática de Dedos
Não se aplica
03
Total de Acidentes no Período
.
757

Vários fatôres entram na composiçaõ desses números:
Para nós, do Laboratório, muito mais do que se discutir a falta de vilgilância, informação e inadequação de espaços e brinquedos, é preciso se discutir a cidadania da criança.
Dispositivos como a Declaração Mundial dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem às crianças o direito à segurança. No entanto isso não é respeitado. Descaso e desrespeito fazem com que os direitos, não só os das crianças,se transformem em letra morta. Cabe a cada um de nós a tarefa de fazer valer os direitos das crianças.
Além disso, é preciso que as proprias crianças se engajem nessa tarefa, primeiramente aprendendo a exigir segurança e tambem desenvolvendo uma consciência prevencionista acerca dos acidentes.
Acreditando que a conscientização da sociedade e das próprias crianças contribuirá para a diminuição dos acidentes infantis, o Laboratório está desenvolvendo o projeto CRIANÇA-META SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE. O projeto compreende as seguintes atividades:




OS AUTORES


Oswaldo Luiz Gonçalves Quelhas (DSc) é professor da UFF e Coordenador do Laboratório de Qualidade, Segurança e Produtividade.
Loudes Brasil é economista e Subcoordenadora do Projeto
Volta ao começo deste artigo


O LABORATORIO


O LQPS - Laboratorio de Qualidade, Seguranca e Produtividade, é um centro de pesquisas que, com apoio do CNPq, desenvolve e difunde tecnologias de Gestão da Segurança no trabalho e meio Ambiente. Foi estruturado a partir de 1993, no Centro tecnologico da Universidade Federal Fluminense, em que participam membros de diversas áreas de conhecimento, como engenharia, psicologia, medicina, direito, economia, biologia, etc...


ATIVIDADES


Cursos de Pos Graduação
Consultoria e Assistencia Tecnica nas seguinte areas:

Projeto Criança Meta Segurança


Volta ao começo deste artigo


Volta à seção Espaço dos Colegas


Volta à página principal




Atualizado em 08 de janeiro de 1997