Home Page do Jorge Reis

Substâncias Químicas

(Em construção)

1.NITRITO DE SÓDIO
NaNO2
Aspecto:

Pó cristalino, levemente amarelado, soluvel em água e alcoois, higroscópico. Forte oxidante.
Principais usos:
Entre outros usos, é aplicado como corante, na indústria textil, e como branqueador de fibras naturais, na indústria do papel. Por isso, papel e fibras texteis, e outros produtos impregnados com nitritos, são mais facilmente inflamáveis. É usado tambem na têmpera de chapas de aço, fosfatação e decapagem de metais.
Propriedades :
Ponto de fusão = 271 ºC
Densidade = 2,168
Oxida-se, lentamente, em Nitrato, quando exposto ao ar.
Sob calor, a partir de 320 ºC, decompõe-se, com emissão de oxigênio e de óxidos de azoto tóxicos.
Explode a 540 ºC. Reage e explode ao reagir, sob altas temperaturas, com amidos, sais de amônia e cianuretos.
Reage com produtos oxidáveis, por exemplo, produtos orgânicos, podendo inflamar-se espontâneamente, por atrito.
Riscos de incêndio:
Não é combustível mas as misturas com substâncias combustíveis podem provocar incêndio.
O fôgo é combatido com água pulverizada, mas deve-se cuidar para que não haja projeção de sais dissolvidos. Os bombeiros devem usar equipamento de respiração autônomos, em função dos gases tóxicos resultantes da decomposição.
Risco Toxicológico:
Pode causar intoxicações por ingestão e por inalação de pós.Produtos industriais contendo aminas podem reagir com os nitirtos, produzindo nitrosaminas, que são, potencialmente, cancerígenas. O nitrito de sódio decompõe-se em presença de ácidos ou sob calôr, produzindo vapôres nitrosos, cuja inalação oferece risco para o aparelho repiratório.
Intoxicação aguda.
Sintomas: cefaléia, vermelhidão da face, vertigens, hipotensão, estado de síncope, acompanhados ou precedidos de vômitos , diarréias, prostração, complicação repiratória, taquicardia, hipotermia. Nos casos mais graves: cianose nas mãos e na face, devido à formação de metahemoglobina.
Intoxicação crônica.
Sintomas: hipotensão, taquicardia, cefaléias com repercussão geral (anorexia, emagrecimento). Coloração amarelada nos tegumentos, algumas vezes irritação ocular e cutânea. O contato prolongado com tegumentos cutâneos e/ou mucosos oferece risco.
Recomendações Gerais.
Proteger de umidade e de fontes de ignição e calôr. Não armazenar junto com ácidos, sais de amônia, amidas e cianuretos e outros produtos facilmente oxidáveis. Deve existir hidrante próximo ao local de armazenagem. Usar luvas , óculos e proteção respiratória. Não despejar resíduos no esgoto. Manter no local de trabalho apenas a quantidade necessária a uma jornada de trabalho. Instalar chuveiros nos locais de trabalho. Em caso de contato com a pele lavar imediatamente com água em grande quantidade. Em caso de ingestão, estando a vítima CONSCIENTE, induzir o vômito e encaminhar , com urgência , ao médico.
Etiquetar recipientes de acordo com a NR 26.

E-mail!

Volta ao índice de química

Volta à página principal